Com as eleições no Brasil se aproximando e tornando-se pauta constante no dia a dia dos cidadãos, os professores do Projeto Noturno do Instituto Projeto Neymar Jr. promoveram uma eleição interna entre os alunos na última quarta-feira (3). Ao todo as turmas formaram 12 partidos e depois de muitas pesquisas apresentaram suas propostas para os colegas decidirem sobre a votação que elegeu George Mauricio Leite da Silva, do Partido Democrata Jovem.

Alunos do Projeto Noturno que se candidataram a Presidente das Eleições Internas do INJR

A sugestão era que os alunos criassem partidos e propostas para três segmentos principais que aclamam por melhorias na sociedade brasileira: saúde, educação e segurança. Tais propostas foram analisadas pelos colegas de classe e, no final, uma votação elegeu o aluno com o melhor plano de governo.

A professora Shirlei de Paula Lopes Silva foi uma das idealizadoras da atividade, e contou que o objetivo fora estimular os alunos a se tornarem mais críticos, participativos e reflexivos sobre a atual realidade do nosso país. “Eles apresentaram seus projetos, suas propostas, e fizeram debates pra poder ver quem iria melhor desenvolver um papel importante na sociedade”, diz a professora.

Debate entre os candidatos aconteceu no auditório com presença de todos os alunos

George Mauricio Leite da Silva, do Partido Democrata Jovem, foi quem apresentou as propostas mais interessantes e ganhou as eleições com 46 votos. O aluno achou o projeto muito interessante e contou que suas ideias foram pensadas de maneira estratégica para conseguir a confiança dos alunos. “De uma forma critica, nós estamos construindo propostas para apresentar aos nossos colegas e ver qual proposta é a mais viável, mais interessante”.

Laila Aparecida de Moura, aluna do noturno, desenvolveu o importante papel de eleitora e analisou a proposta dos colegas. Laila relatou que a atividade foi importante para que os alunos do Projeto Noturno pratiquem e se aprimorem em um tema interessante e importante para a sociedade. “Muitos como eu, por exemplo, não conheciam tudo sobre esses temas. A saúde, a educação e a segurança são coisas que estão muito ‘largada’ no nosso país, e se a gente procurar se interessar mais no tema, é uma coisa muito boa porque a nossa desenvoltura para que isso dê certo será bem melhor”, finalizou.

Mauricio dando depoimento após vencer as eleições com 46 votos