Alunos e Colaboradores do Projeto Noturno participam de Treinamento de Incêndio no Instituto Neymar Jr.

18/03/2019

Alunos e Colaboradores do Projeto Noturno participam de Treinamento de Incêndio no Instituto Neymar Jr.

18/03/2019

Aconteceu nos dias 11 e 12 de março o treinamento de incêndio, com os alunos e colaboradores do Projeto Noturno, e a simulação de evacuação de emergência das dependências do Instituto Projeto Neymar Jr. A ação foi promovida pelo departamento de Segurança do Trabalho e visou passar conhecimento e medidas preventivas de saída durante situações de perigo nas dependências do projeto social.

No primeiro dia de treinamento, que ocorreu na segunda-feira (11), os alunos e colaboradores passaram pela fase de treinamento teórico, sobre as possíveis ocorrências de incêndio e como devem agir no momento. A abordagem também trouxe informações técnicas sobre sistemas de alarme de incêndio, saídas de emergência e rotas de fuga que o Instituto Neymar Jr. possui em suas dependências.

Já na terça-feira (12), a parte prática foi realizada no prédio educacional do Instituto simulando uma ocorrência de incêndio durante situações de rotina dos alunos nas aulas. Ao toque da sirene de incêndio, os educadores e alunos seguiram o protocolo de evacuação e se dirigiram até as rotas de fuga no prédio, até um ponto seguro denominado Ponto de Encontro fora das estruturas do projeto que é o campo de futebol. Das 19h às 20h o procedimento foi repetido durante três vezes.

Segundo o Técnico de Segurança do Trabalho, Joseildo João dos Santos, o treinamento atendeu as expectativas do protocolo passado durante a explicação teórica e prática. “Na parte teórica os alunos absorveram bem o conteúdo e compreenderam a importância do treinamento. Já na parte prática eles seguiram tudo conforme o protocolo de procedimento e se saíram bem. No geral, foi um treinamento bem sucedido dentro dos parâmetros esperados e os alunos foram bem participativos e reconheceram a importância do treinamento. É importante mantermos essa ação regular e que todos estejam familiarizados com as saídas de emergência e rotas de fuga do Instituto”.

O aluno Gustavo da Costa, de 15 anos, participou da atividade e contou que foi a primeira vez que ele participou de um treinamento de incêndio e contou sobre a importância dessa experiência. “Eu nunca tinha feito o treinamento, mas achei necessário porque quanto mais conhecimento tiver sobre o assunto eu vou saber o que fazer na hora dessa situação. Assim não ficamos perdidos nesse momento”.

Coordenador de Atividades Esportivas do Projeto Noturno, Eric Pontes, conta que tanto a parte técnica quanto a prática foram recebidas pelos alunos que realizaram o procedimento corretamente. “A aplicação da técnica do treinamento de evacuação em caso de incêndio foi extremamente positiva nesses dois dias. Foi muito importante a participação dos alunos no durante os procedimentos de reconhecimento do alarme, abandono de área até a espera da chegada do socorro especializado”, finalizou.

Além desse treinamento, nas próximas semanas o procedimento será repetido no projeto noturno e durante as atividades do projeto diurno também.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024