Aula de Artes do INJR cria ‘Jogo do Som e das Sensações’ para auxiliar na concentração dos alunos

14/10/2016

Aula de Artes do INJR cria ‘Jogo do Som e das Sensações’ para auxiliar na concentração dos alunos

14/10/2016

Transformar uma emoção, um sentimento e até mesmo um som em arte não é nada fácil. Só que com uma dose de criatividade, que muitas crianças e jovens têm de sobra, tudo é possível. Foi pensando nesta ideia, que a Aula de Artes do Instituto Projeto Neymar Jr. criou o ‘Jogo do Som e das Sensações’ para colocar a garotada para pensar. Utilizando instrumentos musicais e pequenos objetos, a atividade também serviu para trabalhar a concentração dos alunos.

p1320986

A ideia surgiu dos pensamentos da Professora de Artes do INJR, Mariana Camargo. Ela explica que elaborou situações que os alunos pudessem extrair ao máximo a imaginação. Foi então que ela pensou no som, em sua totalidade de objetos, situações do dia a dia e em instrumentos musicais.

“O som está em todo lugar e eu consigo motivar eles com coisas pequenas. Comecei a aula passando um vídeo na televisão e cobria a tela para eles só escutarem o som dos animais. Com essa atividade fomos trabalhando a percepção deles e a imaginação. Assim eles iam escrevendo o que sabiam e o que não sabiam. Mas em uma segunda etapa achei que eles tinham que sair do caderno e do lápis, então tentei outra coisa. Foi quando criei o Jogo do Som e das Sensações”.

p1330004

Sentindo a necessidade de melhorar a atenção dos alunos em sala de aula, Camargo pegou diversos objetos que estimulam o raciocínio, a percepção e a imaginação. “Os alunos não têm muita concentração e talvez com o som, tendo que prestar atenção, sentir e expressar, eles acabam tendo uma atenção maior sobre isso”, complementa. O jogo também estimula a coordenação motora, o trabalho em equipe, o respeito e os conhecimentos gerais, porque em algumas dicas, por exemplo, foram usados instrumentos musicais de outros países.

Apesar de ter sido eliminado precocemente do jogo por desatenção na dica que pescou, o aluno da F9, Marcelo Fernandes de Andrade, de 12 anos, disse que o mais legal do jogo foi a pescaria. Ele conta que achou difícil controlar a coordenação motora para não deixar a mão tremer.

“Precisa de concentração para conseguir pescar. Precisa prestar atenção no barulho do objeto para você conseguir matar a charada. Achei legal porque saiu um pouco do normal para uma aula de artes. É mais difícil desenhar um som que a gente escutou, porque você vai ter que desenhar o que o som parece para você. Gostei da aula achei diferente”, disse.

p1330021

Divididos em trio, dupla ou até individualmente, as crianças participaram do jogo de maneira ativa e demonstraram muita curiosidade com as etapas da atividade. Dispostos sobre a mesa, cartões com números foram devidamente arrumados e continham uma pequena charada ou dica no seu interior. Cada criança representava um número e com uma vara de pescar tinha que puxar o seu número.

Com uma espécie de peixe em formato de cartão fisgado, a criança deveria ler em voz alta o que estava escrito e se soubesse a resposta ia para a segunda etapa. Dentro da ‘Caixa do Som’ ela deveria procurar o objeto que emite o barulho descrito na charada e então mostrar para os amigos. Se ela acertasse ganhava um ponto e caso errasse cedia a vez para a próxima criança participante.

“A caixa tem 15 objetos que emitem algum som, independente se é instrumento de música ou não, e que são separados em fichas com respectivas charadas para serem decifradas. Cada criança sorteia um número que tem três dicas e se elas forem usá-las perdem pontuação. No meio dessas dicas têm o ‘Tentar a Sorte’. Eles podem eliminar alguém, ser eliminado, trocar de dupla. Nesse jogo eles vão usar o faro de jogador para vencer com uma estratégica pensada para eliminar o amigo ou amiga que estão jogando contra”, explica.

p1330035

Assim como o aluno Marcelo disse, a atividade fez com que as crianças saíssem da rotina de maneira lúdica, porém que trouxesse discussões e pensamentos para ‘quebrar’ a cabeça e desvendar uma charada. Mas além de fazer a molecada pensar, Camargo diz que a arte está em todo lugar e nesse jogo ela veio como uma maneira de fazer as crianças se expressarem.

“Eles estão se expressando da maneira deles e estão adorando. Foi uma maneira simples de abranger poucos materiais. Eles estão expressando o sentimento deles. Cada um está falando da sua maneira como eles escutam o som, como que é esse som, então eu consigo trazer a realidade deles de fora do Instituto para a sala de aula”.

Trazer os sentimentos para dentro do Instituto e compartilhar a imaginação do som decifrado é o objetivo para trazer benefícios na melhora da atenção em sala de aula. Após todas as turmas do Instituto Neymar Jr. disputarem o jogo, os alunos vão passar os sons que escutaram durante a atividade para o papel em forma de desenho, de poema ou até fazendo atividade manual na construção de objetos de música.

p1330041

 

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024