Aulas de Vôlei do INJR Contribuem Com o Aprendizado da Matemática

30/03/2017

Aulas de Vôlei do INJR Contribuem Com o Aprendizado da Matemática

30/03/2017

Neste mês, as aulas de vôlei do Instituto Projeto Neymar Jr. estão servindo de estímulo para que as crianças associem a matemática a algo leve e divertido.  

A professora de vôlei do INJR, Bárbara Lymberopoulos, mentora dessa ideia, conta que incluiu, no plano de aulas do esporte, várias formas de juntar as matérias didáticas com a prática do jogo. “Cada mês a gente entra com um fundamento novo do vôlei e faz um link com uma interdisciplinaridade. Esse mês, no caso, juntamos o toque com a matemática. Mês que vem é o saque com a gramática, depois bloqueio com robótica e por aí vai. Estou buscando sempre integrar as aulas com alguma atividade pedagógica do Instituto”.

Professora de vôlei Bárbara Lymberopoulos ensina a atividade para as crianças

A aula dessa semana funcionou como um circuito: os alunos foram divididos em dois times e, duas crianças de cada equipe, tinham que praticar o toque do vôlei com a bola, correr até o outro lado da quadra para pegar uma bola de basquete e, em um “mano a mano” entre os dois jogadores da vez, tentar acertar a cesta. Quem acertasse primeiro, tinha o direito de responder uma conta matemática. No final, quem acertar a conta leva o ponto para o time. “A gente fez essa atividade no formato de competição, pois é algo que as crianças gostam muito”, conta Bárbara.

Os alunos se preparam para começar a competição

A professora ressalta que essa é uma forma de incentivá-los a usar o raciocínio lógico. “Além disso, é uma forma mais leve de aprender matemática. Eles aprendem brincando, então, isso ajuda tanto no pedagógico quanto no esporte”.

A aluna Tifany Vieira conta que está gostando da ideia das aulas. “Foi muito legal. Eu ainda não sabia tocar a bola, então aprendi isso hoje. E esse é um jeito bem mais divertido de aprender matemática”, conta. Yasmin Queiroz também deu a sua opinião e, segundo ela, “A gente nunca tinha feito esse jogo antes. Todo dia a gente aprende uma coisa nova aqui no Instituto e eu gosto muito”.

A aluna Tifany Vieira pratica o “toque” do vôlei durante a atividade

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024