Acostumada com a vida de uma atleta profissional durante 25 anos, Janeth Arcain defendeu as cores do Brasil por mais da metade de sua carreira e hoje luta fora das quadras para dar novas oportunidades de vida para diversos jovens pelo país. Com um carisma e identidade que prendem a atenção de quem está a sua volta, Janeth encantou os alunos do Instituto Projeto Neymar Jr. em visita que realizou nesta terça-feira (11).

Dona de uma carreira brilhante no basquete, Janeth foi Campeã Mundial em 1994, Medalhista Olímpica de Prata (1996) e Bronze (2000) e Medalhista de Ouro (1991) e Prata (1987 e 2007) dos Jogos Pan-Americanos. Desde 2002 ela fundou o Instituto Janeth Arcain, com sede em Santo André, mas com atuação em mais quatro cidades, para promover o esporte e a educação como forma de inclusão social na vida de diversos jovens.

Janeth Arcain durante visita ao Instituto Neymar Jr.

Janeth aceitou o convite do Instituto Neymar Jr. para conhecer sua sede em Praia Grande, e se mostrou encantada com o trabalho inclusivo que o INJR realiza com crianças, adolescentes e suas famílias. “A gente vê a necessidade e o quanto que o jovem precisa de um apoio e de um espelho positivo para que ele também sonhe, acredite e também possa crescer com isso. Fiquei muito feliz hoje quando estive com as crianças do Instituto Neymar Jr. vendo esse brilho nos olhos delas e o quanto acreditam e querem crescer através desse sonho”.

Ela acredita que o papel do atleta é influenciar os jovens a seguirem um caminho certo para o futuro. O Instituto Neymar Jr. não tem como objetivo a formação de atletas profissionais, mas sim a inclusão social através de seus pilares de educação, esporte, cultura, lazer e saúde, e Janeth acredita que o esporte é o pontapé inicial para ser uma ferramenta importante para criar sonhos possíveis, assim como Neymar Jr. teve durante sua infância.

“Sabemos que têm crianças que têm aptidão para que um dia possam chegar a realizar esse sonho de ser um atleta de alto rendimento, mas todo o contexto não é para isso. É para transformar esse jovem e essas crianças em cidadãos melhores. Esse benefício ele vai levar para a vida dele. A transformação de ele saber respeitar o próximo, respeitar seus limites, estar com os outros, enfim, todas as regras que o esporte proporciona ele vai levar para a vida”.

 

Além da visita, Janeth também participou de um bate-papo com os alunos no ginásio e em seguida deu uma pequena clínica de basquete para a garotada de 7 a 10 anos do período da manhã. Encantadas com as medalhas que a campeã mundial trouxe para mostrar, as crianças se inspiraram e realizaram várias perguntas para Janeth sobre sua carreira. Antes de se despedir, ela ainda falou sobre o ambiente saudável do INJR para realizar um trabalho sério com os jovens atendidos e suas famílias.

“Eu fiquei impressionada com toda a estrutura e até comentei que isso aqui sim é você valorizar o jovem, a pessoa e a família. Fiquei impressionada com o carinho das crianças, a receptividade dos professores e de todos vocês. O que vale engrandecer é o pouco do que eles estão levando no dia a dia para a vida deles. O Instituto Neymar Jr. é completo para esses jovens, claro que sabemos que eles têm a escola onde passam a maior parte do tempo, mas com certeza essas duas horas que eles passam aqui estão tendo essa diferença na vida”, finalizou.