Estar com a saúde em dia é essencial para o desenvolvimento educacional, cognitivo e motor das crianças e dos adolescentes dentro e fora de sala de aula. Um dos objetivos do Instituto Projeto Neymar Jr. é melhorar a qualidade de vida dos alunos atendidos e para isso conta com a excelência de atendimento do Hospital Oftalmológico Visão Laser, que realizou a doação de óculos de grau para 18 jovens nesta quarta-feira (19).

Além da triagem de todos os alunos do Instituto no começo do ano letivo, o Hospital Visão Laser realiza atendimentos semanais no consultório montado no Espaço Saúde do INJR. Durante esses procedimentos, os alunos que apresentam necessidade de uso de óculos de grau recebem do hospital, de maneira gratuita, armações e lentes da melhor qualidade.

Aluno recebe óculos de grau das médicas residentes da Visão Laser

Ao longo desta quarta-feira, os alunos juntos de familiares, receberam os óculos das mãos das médicas residentes da Visão Laser e escutaram com muita atenção os cuidados que devem ter para a preservação do uso no dia a dia. Desses 18 alunos, os principais erros refrativos encontrados foram a miopia, hipermetropia, astigmatismo e ambliopia.

Segundo Roberta de Julia Matheus, Médica Residente em Oftalmologia no Hospital Visão Laser, o trabalho social realizado no Instituto Neymar Jr. é de grande importância para corrigirem e prevenirem doenças e problemas de visão na garotada.

“É muito importante fazer essa triagem desde a infância. Muitas pessoas às vezes não tem conhecimento da importância de ir ao oftalmologista e isso pode acarretar problema de aprendizado, alguma alteração na escola, então é bem importante e bacana esse trabalho que a gente está fazendo para as crianças terem um desenvolvimento normal da visão e assim ter um correto aprendizado”.

Para Maria do Socorro Brito, mãe da aluna Sabrina, ter essa oportunidade é algo que agrega muito valor na vida de sua filha. “Ajuda muito, principalmente na situação da gente. Ela precisava muito trocar o óculos e sei que não é barato. Receber aqui é muito bom; coisa de Deus”. Já Sabrina Lodo de Sousa, de 17 anos e aluna do Projeto Noturno, se mostrou consciente do quão importante é ter essa oportunidade. “O óculos antigo já estava muito prejudicado, todo arranhado e agora eu estou enxergando muito melhor. Eu sou muito grata pela oportunidade que eu estou tendo, porque sei que vai melhorar e ajudar bem na minha vida”.

Sabrina foi só sorrisos ao receber seu novo óculos de grau

Barbara Alexandra de Sousa, Vendedora de Sorvete e mãe da Maria Luiza, de 8 anos, a qualidade, rapidez de atendimento e entrega dos óculos por parte da Visão Laser a impressionou. “É importante para essas pessoas que não têm condições de fazer exame e comprar um óculos. No meu caso foi muito importante porque ela estava tendo muita dor de cabeça na sala de aula, em casa vendo televisão forçava muito a vista e sentia náusea. E aí o Instituto me ajudou muito por conseguir o óculos rápido pra ela”.

Escutar dos familiares e alunos que estão sendo beneficiados com essa atitude é algo muito valioso para Adriana Geremias, que também é Médica Residente em Oftalmologia no Hospital Visão Laser. O que muitas vezes para algumas pessoas é algo de rotina, para essas crianças significa a primeira consulta com oftalmologista e a possibilidade de melhorar sua saúde.

“É uma satisfação muito grande para a gente estar aqui, porque estamos trazendo o bem para essas crianças que muitas vezes não têm acesso a esses óculos. Querendo ou não a gente sabe que é um custo muito elevado para se ter um óculos de qualidade e todas essas crianças estão recebendo o tratamento adequado e uma qualidade de vida melhor com o uso desses óculos”, finalizou.