Instituto Neymar Jr. realiza Copa do Mundo Cultural entre os alunos

09/04/2018

Instituto Neymar Jr. realiza Copa do Mundo Cultural entre os alunos

09/04/2018

Com poucos meses pela frente para começar o pontapé inicial do maior evento de futebol do mundo, o Instituto Projeto Neymar Jr. criou a sua própria Copa do Mundo para debater e falar sobre todos os assuntos culturais e esportivos que envolvem a competição. Os alunos atendidos pelo INJR participam de uma competição sobre as curiosidades culturais dos países que vão disputar a Copa do Mundo.

Começou no INJR a Copa do Mundo Cultura entre os alunos e a garotada tem se empenhado durante as aulas para no mês de junho descobrir qual foi a turma vencedora. O objetivo dessa atividade, segundo Dorita Oliveira, professora de leitura e escrita e uma das idealizadoras do projeto, é que as crianças e os adolescentes entendam que a Copa do Mundo não fala apenas de futebol, mas que une vários assuntos da nossa sociedade.

“Criamos essa atividade para que as crianças e os adolescentes possam buscar informações sobre a Copa do Mundo e ao mesmo tempo que eles estudem curiosidades sobre cada país e continente que irá participar da competição. Assim eles pesquisam sobre as seleções que já participaram, quais foram campeãs, os jogadores mais conhecidos, artilheiros, além de pesquisarem sobre a cultura, política e culinária, por exemplo, dos países participantes”.

No final de maio, véspera do começo da Copa do Mundo na Rússia, o Instituto Neymar Jr. conhecerá as turmas campeãs de acordo com cada idade. Dorita conta que o envolvimento e a ansiedade da garotada estão aumentando a cada etapa da competição, mas que o empenho e o conhecimento durante a ação são mais importantes do que a pontuação.

“Eles trazem a pesquisa para determinada sala responsável de acordo com a semana de aulas em que eles terão, porque cada professor é responsável por um grupo de países. Então de 15 em 15 dias pedimos que eles pesquisem sobre um determinado tema daquele continente. Todos os dias temos falado no começo da aula sobre o material que as outras turmas estão produzindo também, assim eles se empenham em participar e em buscar uma pontuação para sua turma”.

A atividade acontece semanalmente em sala de aula, mas de 15 em 15 dias os alunos se reúnem no campo para a segunda etapa da Copa do Mundo Cultural. Durante a aula de futebol os alunos conversam sobre o que aprenderam nos últimos dias e um jogo encerra mais uma etapa da competição. O Fair Play é levado muito a sério e as turmas perdem pontos caso não tenha respeito em campo. A próxima atividade se encerra nesta quinta-feira (12).

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024