Instituto realiza atividades lúdicas para trabalhar a inclusão social com alunos no Dia Nacional do Surdo

26/09/2019

Instituto realiza atividades lúdicas para trabalhar a inclusão social com alunos no Dia Nacional do Surdo

26/09/2019

Na data de 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Surdo e visando trabalhar a inclusão social entre seus alunos, o Instituto Projeto Neymar Jr. realizou, nesta quinta-feira, atividades lúdicas sobre o tema. Em sala de aula, as crianças e adolescentes aprenderam a Língua Brasileira de Sinais e discutiram sobre a importância de respeitar as diferenças físicas da população surda.

Com o auxílio de vídeos educativos da empresa Hand Talk e do desenho animado “Min e as Mãozinhas”, os educadores do Instituto Neymar criaram atividades para ensinar aos alunos como são as saudações, apresentações entre pessoas e alimentos em Libras. A aluna da Turma D9, Daphynne Moraes, de 8 anos, falou com muita propriedade sobre o assunto, porque acha importante respeitar as pessoas com necessidades especiais.

“É importante aprender pra gente se comunicar com os surdos e aprendemos novas coisas. Tem muitas pessoas com deficiências físicas e a gente precisa se comunicar com elas e ser amigos delas, porque não somos iguais. Então a gente precisa ser legal com elas porque é importante para a sociedade”, contou Daphynne que gosta muito de fazer os sinais de bom dia e tchau, porque são algumas palavras importantes em uma conversa.

Daphynne fazendo sinais de Libras

Além dos vídeos interativos, os alunos fizeram rodas de brincadeiras para trabalhar a memória dos sinais e também em duplas introduziram uma conversação simples para simular uma apresentação formal para contar aos colegas quais eram seus nomes. Com olhares curiosos, os alunos interagiram com os professores e também fizeram perguntas sobre as palavras ensinadas em Libras.

Trabalhar a inclusão entre os colaboradores também é um objetivo no Instituto e, por isso, não é apenas nesta data que os alunos praticam os sinais de Libras, mas sim em todos os dias durante as atividades educacionais, com o auxílio dos professores. Compartilhar experiências que possam contribuir para um bom relacionamento e que agregue no crescimento profissional de sua equipe tem sido gratificante. Paulo Roberto Gonçalves, de 19 anos, é Professor de Libras no INJR e acha muito gratificante poder contribuir com sua experiência e conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, junto das crianças e de seus colegas de trabalho.

“Eu nasci surdo e hoje sou professor. Eu vim trabalhar aqui no Instituto Neymar Jr. para trabalhar junto da inclusão, principalmente para que os alunos surdos e ouvintes, desde criança, consigam crescer, aprender e se desenvolver em Libras. Eu estou muito feliz em fazer com que as crianças aprendam e espero que no futuro a inclusão seja efetivamente feita em todos os lugares”disse.

Paulo ensinando aluno durante atividade sobre Libras

Quem também gosta de ter o contato com as crianças no dia a dia do trabalho é Vitor Sendin, de 18 anos, que é surdo e trabalha como auxiliar de almoxarifado no Instituto Neymar Jr. Ele conta que poder estar em contato com outras pessoas é muito gratificante para o seu conhecimento e por também ensinar os sinais de libras para seus colegas de trabalho.

“É importante a inclusão de pessoas surdas, cegas e cadeirantes e eu gosto de trabalhar aqui, porque as pessoas me ajudam, me ensinam e me orientam. E além disso, eu também posso ensinar a minha língua para eles”, afirmou.

A data de 26 de setembro é uma grande conquista para a comunidade surda e também serve como homenagem pela criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, criada em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que hoje leva o nome de INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Estima-se que só no Brasil há aproximadamente 45 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024