Neymar Jr completa nesta segunda-feira (10), 10 anos da sua estreia e do primeiro gol pela Seleção Brasileira principal. A história de uma década com a camisa amarela é motivo de orgulho para o atacante, que atualmente é o terceiro maior artilheiro da Seleção com 61 gols, e está a apenas um gol de igualar Ronaldo como o segundo na história – contando amistosos e partidas oficiais contra seleções nacionais.

“Essa data é muito importante na minha carreira. Jogar pela Seleção foi um dos sonhos mais incríveis que já realizei. Todo jogador quer representar o seu país e eu pude começar do melhor jeito, com um gol”, recorda o atacante.

A partida de estreia de Neymar Jr foi contra o Estados Unidos, no estádio New Meadowlands, em Nova Jersey. O Brasil venceu o amistoso por 2 a 0, com gols de Neymar Jr e Alexandre Pato.

Novato no grupo comandado na época pelo técnico Mano Menezes, o atacante usou a camisa 11, enquanto o amigo Paulo Henrique Ganso vestiu a 10. “É engraçado lembrar disso porque não é algo que a gente se preocupa. Eu queria jogar, ajudar meus companheiros. Era um dia de alegria pra mim, como é todas as vezes que entro em campo. Confesso que o gol foi especial por ser o primeiro, na estreia e ainda de cabeça”, acrescenta.

Atualmente, Neymar Jr utiliza a camisa 10 da Seleção Brasileira. Segundo um levantamento recente feito pelo jornal brasileiro ‘O Globo’, Neymar Jr é o segundo atleta na história que mais vestiu a 10 amarelinha. Foram 70 jogos contra 105 de Pelé. “Tudo isso é motivo de muita honra pra mim. Ainda tenho muitos sonhos para realizar com a Seleção”, destaca.

História na Seleção Brasileira principal:

  • Estreia e primeiro gol: 10 de agosto de 2010 – Brasil 2-0 EUA
  • Jogos: 101
  • Gols: 61
  • Assistências: 42
  • Títulos: 4 (2011, 2013 e 2014: Campeão do Superclássico das Américas; 2013: Campeão Copa das Confederações)