O ano letivo de 2019 no Instituto Projeto Neymar Jr. começa no dia 04 de fevereiro, mas enquanto a garotada não volta às atividades do dia a dia, os educadores estão passando por uma série de atividades preparatórias para esse momento de receber os alunos antigos e novos no projeto. Nos dias 16 e 17 de janeiro, os professores das aulas educacionais participaram de um treinamento pedagógico comandado pela parceira do INJR, a Zoom Education for Life, que é responsável pela metodologia de ensino da aula de robótica.

A Zoom trouxe muitas novidades para esse ano, com apostilas e material de sala de aula novos para os alunos aprenderem muito mais. A metodologia usada é guiada por uma apostila que traz o passo a passo para a montagem dos robôs feitos de peças de lego e que ensinam valores importantes como trabalho em equipe, respeito, liderança, pensamento lógico, tomada de decisão, entre outros.

Essa atividade acontece durante o período de férias dos alunos e faz parte do novo sistema pedagógico de aula que o Instituto montou para o ano. Com aulas mais lúdicas, segundo a Coordenadora Pedagógica do INJR, Ilana Alves, os educadores trarão atividades diferentes para prender ainda mais a atenção e estimular a criatividade e o ensino dos alunos.

“Os educadores passaram por esse treinamento da Zoom para aprenderem a nova metodologia que vamos usar e também para fazer uma reciclagem. Está sendo muito produtivo, eles estão gostando muito e nós estamos trabalhando com material para as crianças bem pequenas até para nossos adolescentes”, contou.

O treinamento foi comandado por Leandro Morassi, Orientador Educacional da Zoom, que trouxe todas as novidades para os educadores colocarem em prática com a garotada. “Fizemos uma capacitação para que eles possam trabalhar ao longo dos anos com o novo material da Zoom, aqui com a parceria do Instituto. Todo o material está renovado com as apostilas novas. De atividades eles vão trabalhar o mesmo fascículo que tem os quatro momentos em sala de aula durante as atividades que são: conectar, construir, analisar e continuar”, explicou.

 

A educadora do INJR, Victória Cipriano, já teve contato em sala de aula com o material antigo da Zoom e conta que quando viu as novidades ficou ansiosa só de pensar na empolgação da garotada ao ver que o Instituto terá material novo de Lego. Ela também fala que essa nova metodologia trabalha outras matérias da educação que acabam estimulando mais os alunos.

“O treinamento da Zoom foi muito interessante, porque além de mostrarem uma visão mais ampla do que é a Zoom e não só a parte teórica, mas a parte prática das montagens ele mostra a parte de trabalhar várias matérias juntas. Isso tudo como uma forma deles (alunos) brincarem e aprenderem. Confesso que estou muito ansiosa porque eu vejo que eles gostam muito e quando chegou material novo eu já fiquei ansiosa, então estou imaginando eles chegando, brincando e mexendo.

A metodologia da Zoom é aplicada entre os alunos mais novos e mais velhos, dentro da faixa etária que o Instituto atende que é de 7 a 18 anos. Para Felipe Castelão, educador do Projeto Noturno, que atuará diretamente com os adolescentes de 15 a 18 anos, o treinamento foi de grande valia para despertar a curiosidade entre os jovens. “O treinamento da Zoom veio para ajudar muito, ainda mais na minha área que é de matemática, então dá pra agregar bastante coisa como matemática, gramática, ciências, que está envolvendo a parte de mecanismo, então vai ajudar muito os alunos”, finalizou.