O dia 29 de novembro de 2021 ficou marcado na vida de 30 ex-alunos do Instituto Projeto Neymar Jr. Nessa data, os jovens que frequentaram o projeto social desde 2015 e então completaram a maioridade, embarcaram em uma experiência profissional que transformou suas vidas a bordo do navio Costa Fascinosa. Passados 7 meses, eles retornaram ao Brasil e se encontraram com o Vice-Presidente, Neymar da Silva Santos, e o Diretor Financeiro do INJR, Altamiro Bezerra para contar como foi a experiência.

Jovens Tripulantes do INJR posam para foto com Neymar da Silva Santos e Altamiro Bezerra

A iniciativa que oportunizou empregos para os alunos foi graças ao programa Jovens Tripulantes, que é um projeto social idealizado pela Deck4, maior plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios do planeta, que já formou mais de 18 mil profissionais, e conta com o apoio de empresas como a ISMBR, agência de recrutamento e seleção das principais armadoras do mundo, o Litoral Plaza Shopping de Praia Grande, litoral de SP; a Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio); e a Costa Crociere.

Alunos estiveram trabalhando a bordo do navio Costa Fascinosa

Além do período a bordo, os alunos passaram por processos de treinamento online e presencial para atuarem em diversas áreas do navio como Restaurante, Governança, Cozinha e Bar. Os alunos do Instituto puderam conhecer novas culturas e países como França, Espanha, Noruega e Grécia, além de conhecerem cidades da costa brasileira. Com o fim do contrato de trabalho de 7 meses com a Costa Crociere, todos os 30 alunos já receberam proposta de renovação do vínculo com a empresa para retornarem ao trabalho dentro de dois meses.

Além do grupo que embarcou no Costa Fascinosa, mais 21 alunos que estavam trabalhando a bordo do Costa Diadema chegaram no Brasil na última sexta-feira (01). O sucesso da parceria foi tanto que a 2ª turma de Jovens Tripulantes do Instituto Neymar Jr. já está se preparando para embarcar nos navios da armadora italiana no final de 2022. Os alunos estão em fase preparatória para as entrevistas de emprego com a ISMBR, para então darem início na última etapa que será o treinamento de brigada de incêndio e salvamento no mar com a Shelter.