Jovens Tripulantes firma parceria com o Instituto Projeto Neymar Jr.

24/08/2021

Jovens Tripulantes firma parceria com o Instituto Projeto Neymar Jr.

24/08/2021

Uma parceria firmada entre o Jovens Tripulantes e o Instituto Projeto Neymar Jr. irá oferecer a chance de qualificação profissional e entrada no mercado de trabalho de cruzeiros a jovens acima de 18 anos, que foram alunos da entidade de Praia Grande.

Na noite da última segunda-feira (23/08), em cerimônia realizada no auditório do INJR, as duas instituições assinaram um convênio que prevê formação de tripulantes para jovens do instituto e encaminhamento para o trabalho nos navios de passageiros da Costa Crociere. Na sequência, os 100 inscritos no projeto assistiram a uma aula inaugural do curso, do Módulo de Restaurante, e puderam tirar dúvidas sobre todo o processo de capacitação.

Instituto Neymar Jr. fecha parceria com a Deck 4
Jovens Tripulantes irá treinar 100 ex-alunos do Instituto Neymar para trabalhar em cruzeiros

Idealizado pela Deck 4, maior plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios do planeta, o Jovens Tripulantes também conta com o apoio de empresas como o Litoral Plaza Shopping, de Praia Grande, litoral de SP; a Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio); a ISMBR, agência de recrutamento e seleção das principais armadoras do mundo; e a Costa Crociere.

Assista ao vídeo sobre a parceria!

“Queremos mudar a vida desses jovens. Dar uma oportunidade de seguirem em uma carreira promissora, aprenderem idiomas, conhecerem vários países e ainda ganhando em dólar ou em Euro. Nosso objetivo é superar barreiras, desigualdades e preconceitos, aproximando nossos jovens do sucesso e do mundo e devolver à juventude o direito de sonhar”, destaca o co-fundador da Deck 4 e um dos idealizadores do Jovens Tripulantes, Fabrício Brito, há 20 anos do ramo.

Nadine Gonçalves - Instituto Neymar Jr.
Presidente do Instituto Neymar Jr, Nadine Gonçalves, e equipe da Deck 4

A solenidade contou com a presença da Presidente do Instituto Projeto Neymar Jr., Nadine Gonçalves, que se mostrou muito contente com a parceria firmada com a Deck 4. “Para mim é muito gratificante tudo isso que está acontecendo com eles, porque é uma oportunidade que eu não tive e talvez muitas pessoas não tiveram. Eu fico muito feliz e espero que eles não desistam”, contou.

“Um dos pilares do Instituto Projeto Neymar Jr. é a inserção de nossos alunos na sociedade e no mercado de trabalho. Para nós é uma honra firmar esse convênio que já empregou milhares de jovens brasileiros e mostrou a eles que os sonhos podem se transformar em realidade, através da educação e de muito esforço. O projeto Jovens Tripulantes vai de encontro com os valores do Instituto e estamos convictos que esse é o primeiro passo para uma parceria duradoura entre as entidades envolvidas”, destaca Altamiro Bezerra, Diretor Financeiro do Instituto Neymar Jr.

Alunos Instituto Neymar
Ex-alunos do Instituto Neymar Jr. assistem aula inaugural do Projeto Jovens Tripulantes

O empresário Júlio Peralta, diretor do Grupo Peralta – responsável pela administração do Litoral Plaza Shopping, também participou da solenidade e agradeceu por poder participar do projeto e ajudar na mudança da vida dos jovens do instituto. “Quando a gente vê o bem se juntando, é uma decisão muito fácil de se tomar. E esse trabalho que a Deck 4 faz de capacitação coroa o trabalho fantástico realizado com os jovens aqui no Instituto”, destaca Peralta.

“É um projeto pioneiro extremamente completo que, além de capacitar profissionalmente também valoriza e empodera o jovem. Sabemos como o mercado de trabalho é concorrido, especialmente para quem busca a primeira oportunidade ou uma recolocação, e por isso apoiamos a iniciativa. É uma oportunidade única que proporcionará oportunidades não apenas em alto mar, mas também no retorno desses profissionais às suas cidades de origem. O conhecimento e a vivência adquiridos serão fundamentais para que todos se mantenham ativos profissionalmente e em diversos setores econômicos”, enfatiza o Superintendente do Litoral Plaza Shopping, Martinho Polillo.

Com a retomada dos cruzeiros marítimos, as oportunidades para quem pretende trabalhar em transatlânticos aumentaram. Várias companhias já retomaram as operações na Europa e Estados Unidos e, no Brasil, a expectativa é que a temporada comece a partir de novembro. Por conta disso, as agências de seleção e recrutamento, responsáveis pelas entrevistas de emprego de novos tripulantes, estão trabalhando a todo o vapor à procura de ex-tripulantes e novos candidatos qualificados e bem-preparados.

Alunos Instituto Neymar Jr.
Jovens acompanham solenidade de parceria entre Instituto Neymar Jr. e Deck 4

“Para nós, como agência recrutadora, o projeto de capacitação é muito importante, porque, embora tenhamos muitas vagas em aberto, recebemos, na maioria das vezes, candidatos sem qualificação e sem preparo, resultando reprovação de mais de 80% do pessoal por falta de capacitação. Por isso, enxergamos nesse projeto algo que estamos buscando há muito tempo: oferecer oportunidade para esses jovens mudarem de vida. Estamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa. A capacitação ministrada pelo Jovens Tripulantes irá ajudar em todo o processo de seleção e, com isso, chegarão mais preparados para as entrevistas de emprego e terão mais chances de serem aprovados”, garante Carolina Coelho Nunes, diretora da ISMBR, agência especializada em recrutamento e seleção de tripulantes.

Instituto Neymar e Deck 4
Alunos do Instituto Neymar trabalharão embarcados em navios pelo mundo da Costa Crociere

“Estamos honrados em iniciar esta nova colaboração com o Instituto Neymar, por meio do projeto Jovens Tripulantes, pois compartilhamos o objetivo comum de gerar valor para as gerações mais jovens”, afirmou Antonella Varbaro, Diretora de RH da Frota Hoteleira da Costa Crociere. “Tem sido um ano difícil para qualquer pessoa, mas acreditamos que a educação e o treinamento representam uma forma de transformar essa situação em uma oportunidade. Por isso, aceitamos com entusiasmo aderir ao convite da ISMBR, nossa agência de recrutamento no Brasil, para ser patrocinadora desta valiosa iniciativa. Nossos funcionários são a nossa prioridade e representam a força de nossa empresa, é por isso que investimos todos os anos grandes recursos em treinamentos e programas para apoiar nossos colegas. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com o Instituto Neymar e com todos os alunos para oferecer novas oportunidades de trabalho e fazê-los aprender ou aprimorar novas habilidades profissionais no setor de cruzeiros”.

Durante o evento, a Human Resource Partner da Costa Crocieri, Laura Mazza, entrou ao vivo para dar um recado aos jovens. “A minha história com a Costa começou de uma maneira muito parecida com a que vocês estão iniciando hoje no projeto Jovens Tripulantes. Eu tinha 22 anos, recém-formada na área de turismo e muita gana de começar um trabalho diferente, multicultural e com oportunidade de crescimento profissional e pessoal, e principalmente alcançar aquela famosa estabilidade financeira que todo jovem almeja quando está iniciando a sua carreia. Comecei na posição de entrada no bar de um dos navios da Costa Crociere, fui crescendo, me desenvolvendo, através dos treinamentos oferecidos, que me levaram a assumir uma posição de gerência que hoje ocupo. Espero que vocês possam encontrar a possibilidade de crescimento que eu encontrei”.

Capacitação

Após seletivo, os jovens darão início ao curso on-line. Em até seis meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da indústria dos cruzeiros. Durante todo o processo, os jovens também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e de Bar, além de um módulo completo sobre COVID-19, com as principais diretrizes e protocolos adotados pelas empresas de cruzeiros de todo o mundo), os jovens farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase.

Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.

A jovem Larissa Mariano Silva, de 18 anos, está empolgada com a participação no projeto. “Pra mim é uma oportunidade incrível, eu nunca, nem nos meus melhores sonhos, imaginei que teria uma oportunidade dessa. Quero crescer muito na minha vida profissional e tenho certeza que esse projeto vai ser um muito importante pra isso”.

Quem também não vê a hora de começar o curso é Beatriz Marinelli Chiappetta Firmino, de 20 anos. “Pra mim é uma oportunidade única, raramente jovens têm esse tipo de oportunidade e pra mim foi um prazer fazer parte do Instituto. O projeto me abriu diversas portas e ainda continua abrindo, será um prazer fazer parte desse projeto e conseguir evoluir ainda mais”.

Maria Luiza Gonçalves de Souza, de 19 anos, salienta que o Instituto Projeto Neymar Junior agregou positivamente em sua vida e na dos jovens e crianças da sua convivência. “Sempre ofereceram oportunidades que muitas vezes nossos pais não conseguiriam nos dar, por isso sou muito grata a este Projeto. Fiquei feliz por ser incluída nessa pré-seleção, saber que mesmo depois da minha saída, eles pensaram em me conceder mais uma experiência, é muito bacana. Sei que a oportunidade que eu estou tendo, infelizmente, nem todos terão. O emprego em navios é muito mais que um emprego, é a minha chance de mudar de vida, honrar meus pais por tudo que eles fizeram por mim e de conhecer o mundo, adquirir conhecimento e evoluir como pessoa”.

O jovem Gabriel Gean Martins, de 18 anos, é outro que está feliz com a oportunidade. “É gratificante saber que o INJR abriu as portas para que eu pudesse hoje ter essa oportunidade de mudar de vida, não só com a parceira com a Deck4, mas também com a parceira com o Senac Santos, entre tantos alunos, eu fui selecionado para essas duas parcerias. Meu sentimento é de gratidão a esse projeto por me proporcionar tudo isso”.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024