Alunos do Instituto Neymar Jr. conhecem a prática do Yoga para melhorar concentração na aula

19/10/2016

Alunos do Instituto Neymar Jr. conhecem a prática do Yoga para melhorar concentração na aula

19/10/2016

Concentrar a ansiedade de chegar logo a hora de ir ao Instituto Neymar Jr. não é algo fácil de dominar entre a garotada atendida pelo projeto social localizado na Praia Grande. Melhorar a concentração nos ensinamentos do professor e controlar a respiração também é algo difícil de fazer no dia a dia, mas para as crianças de 7 a 9 anos do INJR a prática do Yoga tem ajudado.

p1330685

Com poucas aulas passadas até o momento, algumas turmas compostas pelas crianças mais novas do INJR estão conhecendo um pouco das posições e dos ensinamentos do conceito que trabalha o nosso estado físico e mental. A garotada já sabe até fazer a Árvore, a Flor de Lótus, o Cachorro e a Cobra. Originado na Índia, o Yoga é praticado no começo da aula de futebol de campo da professora Carol e Ianka.

“O Yoga, resumindo, ele trabalha a mente e o corpo e as crianças no Instituto são muito agitadas, então é uma maneira de acalmar eles, se concentrar bastante e ter mais foco. Quando eles estão mais agitados a gente passa algumas posições e na aula eles interagem, participam e ficam quietos, mas têm vezes que é super difícil porque eles querem só jogar futebol (risos)”, contou a estagiária de Educação Física, Ianka Oliveira Nogueira, de 20 anos.

p1330777
Ianka procura passar posições mais simples do Yoga para as crianças

Segundo Oliveira, que pratica Yoga há quase um ano e pretende se tornar profissional da área, os benefícios durante a aula ainda são pequenos, mas que já é possível detectar diferença no comportamento dos alunos. “Nas aulas que a gente aplica o Yoga eles ficam bem mais calmos e quando não têm eles ficam agitados a aula inteira, então estamos introduzindo o Yoga nas crianças mais novas de 7 a 9 anos que são mais agitadas”.

Para Vitor Hugo Santos, de 8 anos, da Turma D6, o Yoga já é um velho conhecido. Ele conta que o momento preferido é tentar ficar de ponta cabeça, mas que quando as professoras falam que vai ter Yoga no começo da aula do futebol, Vitor já sabe que vai aprender uma posição diferente.

 “Eu já conhecia Yoga antes do Instituto, porque eu vi um amigo fazendo na escola. Mas eu não sabia fazer a posição que junta as pernas (Flor de Lótus). Eu gostei, porque a gente fica de cabeça pra baixo, faz a Árvore, o Cachorro e não acho difícil, porque as professoras estão sempre ensinando para a gente e a gente vai aprendendo”.

p1330730
Vitor (de amarelo) faz a posição da Flor de Lótus que aprendeu no Instituto

Mas além de aprender uma nova posição, as crianças também ganharam uma percepção diferente sobre como devem cuidar de seu corpo e mente. Samuel de Vasconcelos, de 8 anos, também da Turma D6, conta que acha difícil ficar muito tempo em algumas posições, mas que sente os seus músculos trabalhando.

“O Yoga achei muito legal, mas têm alguns Yogas (posições) que a gente não consegue fazer né?! Fica doendo o músculo, fica esticando, mas eu acho que deixa a pessoa mais saudável porque fica forte e tem que prestar atenção na respiração que é um pouco lenta”.

p1330726
Samuel (na esquerda) acredita que o Yoga pode deixar as pessoas mais saudáveis

Apesar de cair na graça das crianças, o Yoga não faz parte das aulas que preenchem a grade do INJR. Porém,  tudo que pode proporcionar conhecimento e trazer novidades para as crianças sempre deixa experiências divertidas e que também acrescentam para o desenvolvimento durante as aulas.

p1330696

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024