Em toda última sexta-feira de cada mês, o Instituto Projeto Neymar Jr. organiza o Dia Diferente para envolver as crianças em atividades lúdicas e competitivas para falar sobre o espírito de vitória, derrota e trabalho em equipe. Neste dia 28, o tema escolhido desta vez foi índio. As lendas e os jogos da cultura indígena fizeram parte da gincana.
Durante a aula educacional, as crianças foram separadas por equipes e aprenderam um pouco sobre as lendas e histórias indígenas como a do Guaraná, Uirapuru, Mandioca e Vitória Régia. Segundo a professora Elisângela Pereira, o objetivo principal dessa atividade foi resgatar a história dos primeiros habitantes do Brasil.
“Dentro de cada lenda fizemos uma atividade educacional como caça palavra e jogos de tabuleiro humano. As crianças adoraram, porque não conheciam as histórias e gostaram por isso. Como também fizemos as brincadeiras mais antigas, eles gostaram porque não conheciam e hoje em dia é mais difícil eles brincarem assim”.
Na segunda etapa da gincana, as equipes foram para o campo de futebol e ali vivenciaram os Jogos Indígenas. Separados por tribos e usando devidamente um cocar e pintura no rosto, as crianças puderam conhecer a maneira como os índios celebram a união de tribos diferentes, como conta a professora Maggie Bento.
“Aqui foram quatro provas e as equipes passavam por todas elas. Eles brincaram de Corrida da Tora, Cabo de Guerra, Arremesso de Lança e também teve a Travessia do Riacho, que usamos no dia a dia do instituto. Os objetivos da competição foram a integração entre as crianças de diferentes idades e turmas, o conhecimento da cultura indígena e o trabalho em equipe”.
Para o mês de maio, a programação contará com o tema de “Profissões e Dia das Mães”. O intuito do objetivo é reunir a garotada e celebrar mais um mês de atividades no Instituto, além de proporcionar um dia cheio de novidades e aprendizado.