Cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira dão palestra para crianças do Instituto Neymar Jr.

05/10/2016

Cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira dão palestra para crianças do Instituto Neymar Jr.

05/10/2016

O Instituto Projeto Neymar Jr. recebeu a visita de um grupo de Cadetes da Força Aérea Brasileira, nesta terça-feira (05), para ministrarem a palestra do ‘Programa de Formação de Valores’ da academia.  Com a presença de 200 crianças no auditório, aproximadamente, os jovens cadetes da FAB despertaram muita curiosidade com suas experiências e inclusive serviram de espelho para os alunos atendidos pelo INJR.

1

Retribuindo a visita que Neymar Jr. fez na AFA, na base de Pirassununga (SP), dias antes de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, o grupo com 15 integrantes da FAB conheceu a estrutura do complexo no Jardim Glória. Os cadetes foram recepcionados pelo Vice Presidente do INJR, Neymar da Silva Santos, que se mostrou honrado com a visita e principalmente pela palestra concedida para as crianças.

“Nossa Força Aérea tem a oportunidade de ter essas crianças com ela. Esse parceiro que esteve hoje aqui, no Instituto, nos deu a oportunidade de mostrar para eles um novo caminho e eu acho que isso nos deixa honrados e, Graças a Deus, com esperança de futuro”.

2

A visita dos jovens cadetes, que inclusive integram o time de futebol da FAB, contou com a supervisão do Coronel Feijó, que resumiu sua impressão sobre o projeto como algo diferenciado e de qualidade para a sociedade brasileira. Trabalhando valores semelhantes ao do Instituto Neymar Jr., o Coronel conta que a visita também serviu para a troca de conhecimento.

“Nossa visita tem por objetivo retribuir a visita do Instituto Neymar Jr. à Academia da Força Aérea, em especial ao Corpo de Cadetes, porque nós temos muitos valores em comum. Praticamos muita coisa em comum para a nossa sociedade e para o nosso país. Um dos motivos foi retribuir a visita, compartilhar e aprender algo mais com o Instituto Neymar, em termo de trabalho com os valores que nós também trabalhamos lá”.

3

A palestra durou cerca de uma hora e contou com vídeos sobre a rotina dos cadetes em dias de treinamento em terra e no ar, além da experiência proporcionada para as crianças usarem um capacete de piloto de avião da FAB. Lucas Torquato, Cadete Aviador, foi um dos membros da AFA que ministrou a palestra. Devidamente fardado, ele ganhou a simpatia das crianças ao contar um pouco sobre sua história e principalmente sobre os valores que aprendeu na academia.

“A gente se preparou para vir e falar com a criançada que é justamente o futuro, que vão comandar o nosso país daqui a algum tempo, seja militar ou civil. E a gente preparou essa palestra justamente voltada para isso, para a gente conversar com as crianças e plantar uma sementinha desses valores que há muito tempo a sociedade vem esquecendo”, afirmou.

4

O jovem aviador explica que na Academia da Força Aérea existe o ‘Programa de Formação de Valores’. O objetivo desta palestra é disseminar entre os jovens que ingressaram na carreira militar e para crianças de diversas escolas pelo país, a vivência desta carreira e da sociedade em almejar um Brasil melhor no futuro.

“Acho muito gratificante, porque eu também quando era pequeno sentia várias dúvidas e não conhecia muitas coisas e a gente vai a algumas escolas de Pirassununga falar justamente sobre os valores e a gente percebe que as crianças têm curiosidade, que os olhos brilham”, conta. Cadete Torquato ainda acrescenta que se surpreendeu com a interação dos alunos do INJR que prestaram atenção em tudo, desde o início da palestra.

5

“A gente sente falta de realmente trocar essa experiência, porque só vir aqui e falar, talvez não seria o ideal e foi o que aconteceu hoje. Surgiram várias dúvidas, não só voltadas para as questões dos valores, mas que são nossa vida também. Achei super válido a gente poder trocar um pouco dessa experiência de ter esse feeling com elas”, concluiu.

Prova de que uma semente foi plantada entre as crianças é a aluna da Turma H10, Larissa Mariano Silva, de 13 anos. Ela que foi uma das adolescentes que fez uma pergunta ao final da palestra, diz que despertou a curiosidade de saber um pouco mais sobre a carreira militar.

“Eu achei muito interessante. Fiquei até com vontade de visitar lá, ver como é, de ver como eles têm coragem de fazer isso, porque eu não ia conseguir. Eles dão um empurrão para a gente se jogar para cima. Tipo, eu nunca ia conseguir pular de paraquedas, mas eles dão um empurrão para a gente seguir o nosso sonho e que sempre tem um jeito para a gente seguir o nosso sonho”, encerrou.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024