Crianças usam método da Zoom para construir robô goleiro no Instituto Neymar Jr.

07/10/2016

Crianças usam método da Zoom para construir robô goleiro no Instituto Neymar Jr.

07/10/2016

Criar um robô não é algo fácil de fazer, mas para as crianças atendidas pelo Instituto Projeto Neymar Jr. é um momento de diversão e criatividade. Utilizando o método de ensino da Zoom Education For Life, a aula de robótica apresentou um novo universo para os alunos como a montagem de um robô goleiro. Utilizando peças da Lego, o pequeno robozinho ganhou movimentos e além de encher a sala de expectativa para o resultado final, também trouxe muitos sorrisos com o objetivo alcançado.

P1320955
Robô goleiro foi tema da aula de robótica desta semana

Para aprenderem o conceito mecânico dos movimentos de um robô, os alunos do INJR passaram primeiro por uma atividade na qual aprenderem o conceito de alavanca. Depois de aprenderem esse mecanismo durante uma aula com montagem livre, a Professora de Robótica do Instituto, Lívia Miranda, dividiu as atividades por turmas, de acordo com a faixa etária. E para esta semana, a aula contou com a montagem divertida de um jogador de futebol.

“Qualquer coisa que eles montarem com programação, que são robôs com movimentos, eles adoram! Já montamos cavalo e eles ficam fascinados, porque ficam realizados por verem que conseguiram montar e dar movimento para um robô. Hoje eles fizeram a montagem do robô goleiro, para colocar em prática o que a Lego e a Zoom passam para a gente na apostila ”, conta.

P1320909
Professora Lívia orienta alunas na montagem do robô goleiro

Comprovando o que a professora disse, a aula fluiu de maneira divertida e cheia de curiosidade sobre o mecanismo dos movimentos do robô. O goleiro é montado de acordo com um passo a passo que a apostila da Zoom indica para o grupo de alunos. Após seguirem cada instrução, o robô ganha vida diante do gol colorido e se movimenta de um lado para o outro até evitar o gol, como conta Carlos Henrique Ferreira, de 8 anos, aluno da Turma C6.

“Eu estava tentando jogar a bola no goleiro com o dedo dando um peteleco. Daí ele tem um sensor que fica indo para um lado e para o outro. Gostei da aula de hoje, porque gosto de futebol”.

P1320919
Carlos Henrique se arriscou na cobrança do pênalti com bolinha de papel

Quem também se mostrou empolgada com a atividade foi a aluna Emily Costa Nogueira, de 8 anos, da Turma C6. Ela contou com a ajuda das amigas e da professora para seguirem à risca o que viram na apostila. “Achei a aula de hoje muito legal, porque a gente tá conseguindo construir coisas. A gente monta as peças e no final da aula dá movimento para o robô e eu acho muito legal. O robô goleiro é o que mais gosto, porque ele defende e fica se mexendo para o lado”.

O método de ensino da Zoom Education For Life é utilizado pelo Instituto Neymar Jr. entre as crianças de 7 a 14 anos. Seguindo um cronograma pedagógico, a professora Lívia Miranda conta que, através do livro desenvolvido pela representante da Lego no Brasil, o aprendizado das crianças é mais completo e mostrou rápida evolução e entendimento entre as crianças.

“Primeiro passei a teoria e na segunda parte da aula eles tiveram a prática. Foi muito fácil para eles entenderem a alavanca, porque de acordo com o que temos de teoria na apostila da Zoom; fica prático para eles entenderem na hora de montar o robô com as peças da Lego”, finaliza Miranda.

P1320965
Emily (segunda da esquerda para a direita) e suas amigas seguram robô goleiro que montaram durante a aula

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024