Diogo Silva do Taekwondo se inspira no Instituto Neymar Jr. para levar conhecimento para o seu projeto social

18/04/2017

Diogo Silva do Taekwondo se inspira no Instituto Neymar Jr. para levar conhecimento para o seu projeto social

18/04/2017

Taekwondo significa o caminho dos pés e das mãos. E foi através de um longo caminho, que o ex-atleta brasileiro, Diogo Silva, trilhou uma linda história no esporte de origem coreana. Medalhista de ouro nos Jogos Pan Americanos de 2003, no Rio de Janeiro, atualmente Diogo escolheu o caminho do Terceiro Setor para aplicar toda a sua experiência. Por isso, ele conheceu o Instituto Projeto Neymar Jr. nesta terça-feira (18), para aprender um pouco da metodologia usada com as crianças aqui atendidas.

p1440367
O ex-atleta participou da aula de leitura e escrita

Nascido no litoral norte paulista, em São Sebastião, Diogo é de origem humilde e conhece bem a realidade vivida pelas crianças do INJR. Ele conta que já viajou o mundo para conhecer projetos sociais e há 10 anos atua nesse setor. Foi então que ele criou o seu próprio projeto para levar esporte e arte para crianças e jovens que vivem em vulnerabilidade social.

“Nós ensinamos para as crianças uma metodologia de aprender o taekwondo através das brincadeiras. Eu tenho um projeto que chama Brincando com Esporte e Arte, junto com a educadora Janaína Grasso, e dentro dessa proposta nós utilizamos essas áreas como uma ferramenta de interação. Fazemos muitas ações para as crianças reconhecerem o próprio corpo, trabalhamos muito com jogos, eles pulam corda, brincam com jogos regionais desenvolvidos nas ruas e eles criam as próprias regras”, explicou.

p1440567
Alunos ficaram de olhos bem abertos para aprender tudo que Diogo ensinou

Diogo conta que nesses anos em que procurou se aperfeiçoar e adquirir conhecimento sobre o Terceiro Setor, ele chegou no Instituto Projeto Neymar Jr. Por isso ele veio até a Praia Grande conhecer a estrutura física e pedagógica que temos no complexo esportivo e educacional, no bairro Jardim Glória.

“Quando fiquei sabendo sobre o Instituto Neymar vi que era uma oportunidade de trazer a minha modalidade para que essas crianças possam participar e conhecer. Eu acho que o Instituto tem um olhar extremamente importante para a comunidade. Ele traz a família para dentro, ele lida com a criança não para transformar ela em um atleta, mas para transformar em um cidadão. O processo educacional e pedagógico é extremamente importante, então o Instituto tem um olhar que valoriza essas propostas”.

p1440619
Diogo colocou a garotada para se mexer com demonstração de golpes de Taekwondo

 Utilizando o taekwondo como ferramenta transformadora na sociedade, Diogo conta que o que mais lhe chamou atenção foi a inserção digital na qual as crianças participam em sala de aula no INJR.

“Percebi que o Instituto está adequado dentro da era tecnológica. Várias salas trabalham com um sistema digital, para que as crianças tenham interação. Eu não tinha visto aula de robótica em nenhum projeto. Achei isso fantástico. É uma diversão, mas também é uma profissão e assim é uma forma das crianças descobrirem novas profissões. É um projeto que fiquei extremamente feliz de conhecer”, finaliza.

p1440379
Diogo se encantou com a aula de robótica do INJR

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024