Em parceria com o Lavoisier, INJR contribui para a melhoria da qualidade de vida dos inscritos no projeto

26/09/2016

Em parceria com o Lavoisier, INJR contribui para a melhoria da qualidade de vida dos inscritos no projeto

26/09/2016

Faltam poucos meses para o fim do ano e o Instituto Projeto Neymar Jr. já está trabalhando no processo de rematrícula do ano letivo de 2017. Esse processo está ajudando o Instituto a entender melhor quem são as crianças atendidas e de que maneira o trabalho deve ser realizado com cada uma. O INJR, além de ser um complexo educacional e esportivo, possui também uma estrutura clínica que visa melhorar a qualidade de vida dos alunos e familiares inscritos no projeto. Funcionando desde o início das atividades do INJR, o Espaço Saúde conta com a ajuda de parceiros importantes que acreditam na causa social defendida pela instituição. Dentro do Espaço Saúde estão à disposição dos alunos e familiares serviços de odontologia, oftalmologia e análise clínicas.
Dr. Daniel Paulo, Coordenador do Espaço Lavoisier no INJR e Melyssa Onaga, Coordenadora de Unidades da Dasa.
Dr. Daniel Paulo, Coordenador do Espaço Lavoisier no INJR e Melyssa Onaga, Coordenadora de Unidades da Dasa.
Neste processo de rematrícula pelo qual as crianças estão sendo avaliadas, além dos exames médicos elas também passam por uma triagem no consultório odontológico. Segundo Eliane Melo da Silva, 42 anos, dona de casa e mãe do Bruno, de 11 anos, esse atendimento é essencial e é uma prevenção. “É algo importante estar lidando com a saúde. Esses exames vão contribuir em tudo. Acho importante, por exemplo, o exame de coração que meu filho fez pela primeira vez aqui”, conta.  Parceira do Instituto o Lavoisier, o laboratório da família brasileira, com 60 anos de tradição e segurança e 100 unidades espalhadas por São Paulo, já doa todo mês 5 mil exames médicos e está agora ampliando o seu alcance no Espaço Saúde.
inst2
Percebendo a necessidade de melhorar o diagnóstico de cada criança, o quadro médico do INJR, representado pelo Instituto Angio Corpore de Medicina Cardiovascular, pontuou sobre a importância que seria essa ampliação para a comunidade atendida pelo instituto. De acordo com Melyssa Onaga, coordenadora de unidades do Lavoisier, essa intensificação da parceria com o INJR foi um grande passo no que diz respeito à prevenção e diagnóstico de problemas de saúde existentes entre os inscritos no projeto. “Disponibilizamos os exames gratuitos para o Instituto e no começo da parceria o perfil de saúde era um e hoje o Dr. Marcelo Romiti, da Angio Corpore, entendeu que seria necessário incluir mais alguns exames. Além do Hemograma, Urina Tipo 1 e Parasitológico, agora incluímos a parte de Glicose e Colesterol, para focar mesmo na prevenção da parte cardiológica e hepática”, explica.
Além da ampliação dos testes, o Lavoisier também disponibilizou um profissional qualificado para gerenciar todo o atendimento feito no Espaço Saúde. O Biomédico e Coordenador da Unidade do Instituto Neymar Jr., Daniel Paulo Castilho, também será responsável pela interface do Lavoisier com a administração do INJR, com o intuito de aprimorar o atendimento que já é realizado. “Além de dar esse atendimento inicial para as crianças, também vou atuar na coleta, verificar a estabilidade dos materiais para que a gente tenha um retorno dos exames o mais rápido possível sem a necessidade de ter uma nova coleta. Tudo isso para que o atendimento médico posterior tenha também um sentido de ajudar na saúde das crianças”, diz.
inst3
Conscientizar as famílias através de palestras e campanhas também são algumas das funções do Espaço Saúde. Todo esse trabalho, de garantir a saúde preventiva dos participantes do projeto, vai de encontro às finalidades principais do INJR que são: tirar as crianças da rua, diminuir a evasão escolar, ser uma instituição que reforce o compromisso do estado, combater as drogas e a violência e dar acesso à informação. “Estamos fazendo o mapeamento socioeconômico na rematrícula e o casamento dessas informações com os testes médicos vai nos dar um raio-x de como vive essa família. E muito dos exames vão revelar essa situação socioeconômica da família, então isso é muito importante até para o professor saber com quem ele está trabalhando ao dirigir melhor as atividades, a intensidade, a quantidade de horas que é aplicada em aula com eles, por exemplo”, esclarece Altamiro Bezerra, diretor financeiro do Instituto Projeto Neymar Jr.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024