Espaço Odontológico realiza triagem para prevenção e melhora da saúde bucal dos alunos do INJR

28/09/2016

Espaço Odontológico realiza triagem para prevenção e melhora da saúde bucal dos alunos do INJR

28/09/2016

Em fase de matrícula para o ano de 2017, o Instituto Projeto Neymar Jr. está realizando uma série de avaliações físicas nos alunos. Por dia, cerca de 80 crianças estão passando por uma triagem odontológica no Espaço Saúde do INJR, para que no próximo ano um trabalho específico seja realizado para melhorar a saúde bucal dos meninos e meninas que participam do projeto social do Jardim Glória.

Neste primeiro atendimento, as crianças estão recebendo avaliações feitas pelo grupo de dentistas da equipe do Coordenador Odontológico do INJR, Sidney Neves. Segundo o Cirurgião Dentista, esta primeira consulta serve para mapear os casos que precisarão de atendimento preventivo ou reparador como: lesões de boca, deformidade facial, cáries, etc.

P1320642

Segundo Sidney Neves, depois de finalizar esta triagem, o próximo passo no atendimento às crianças será o tratamento de cada caso, individualmente. “A próxima fase será o tratamento dos procedimentos mais urgentes e o controle do que foi feito para ver se teve uma resposta positiva ao que se refere à higienização. Caso contrário, a gente vai reforçar com essa criança a necessidade de aprimorar o cuidado, porque a criança não sabe que após comer precisa higienizar, o que é tão importante assim”.

Focando bastante na prevenção e na higienização em casa para evitar que as crianças tenham algum problema bucal, o Instituto também está reforçando com os pais e responsáveis dos alunos a importância de se manter a saúde da boca. Para a mãe do Victor dos Santos, de 12 anos, a Dona de Casa, Raquel Serafim dos Santos, de 35 anos, ter um atendimento odontológico no Instituto será de grande valor.

“Acho ótimo para ele o Instituto, que trouxe muito benefício na escola e nas atividades. A higiene pode melhorar muito com a instrução de escovar os dentes, porque ele acha que escova bem e para nós, pais, é bom saber como faz também. Fiz um orçamento em um dentista e ia ficar caro para mim e tendo aqui (atendimento odontológico) é muito bom”.

P1320657

E para realizar esta triagem, que começou no dia 12 de setembro e vai até 20 de dezembro de 2016, o Dr. Sidney Neves contou com uma equipe de 42 dentistas. Contar com o empenho dos parceiros do Instituto no dia a dia, segundo Altamiro Bezerra, Diretor Financeiro do INJR, é primordial para realizar um trabalho de excelência.

Além da prevenção dentro do consultório, as informações serão levadas para as famílias integrantes do INJR durante palestras com assuntos voltadas para a saúde bucal e médica. Altamiro Bezerra, Diretor Financeiro do Instituto, avalia que ter os parceiros envolvidos no projeto, também, no dia a dia das crianças é fundamental para atingir um dos objetivos almejados, que é a melhora da qualidade de vida dessas pessoas.

“A questão de saúde preventiva começa, justamente, na informação. Então a ideia é a gente utilizar o nosso auditório para reunir tanto os alunos quanto os pais e responsáveis para passar questões de higiene pessoal, de tratamentos, de combate a doenças sexualmente transmissíveis e tratar doenças que podem ser alertadas em ciclos de palestras. Isso é muito importante, porque você difunde informações e os parceiros podem estar o tempo inteiro conosco durante os 12 meses do ano”, explica.

P1320671

Contar com a presença no dia a dia de atendimentos e palestras é algo que o Dr. Sidney Neves realiza desde o começo do ano letivo do Instituto Neymar Jr. em 2015. Ele, que se tornou parceiro antes mesmo da inauguração do complexo educacional e esportivo, conta que quando soube da grandiosidade do projeto social, realizado na Praia Grande, não teve dúvidas de contribuir. Sidney ainda almeja expandir o trabalho realizado com publicações em revistas especializadas na área da saúde, sobre os casos encontrados entre as 2.400 crianças.

“Nós enxergamos que o tratamento bucal não podia ficar de fora no trabalho que está sendo feito com essas crianças e no interesse dessa causa holística de vida dessa população. Em termos holísticos vai nos dar também um material de estudo muito importante para futuras publicações de trabalhos científicos, então nosso interesse é total em fazer parte de um projeto grandioso como esse”, finaliza.

P1320679
Dr. Sidney Neves (à esquerda) em registro ao lado de Neymar da Silva Santos e equipe do Lavoisier

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024