Depois de um mês de avaliações pedagógicas e esportivas, o 1º Festival do INJR chegou ao fim nesta última semana de junho. Ao longo desse período, todas as crianças atendidas pelo Instituto tiveram o desenvolvimento individual em cada disciplina avaliado para analisar a absorção e aprendizagem de tudo o que foi ensinado durante as atividades, nesse primeiro semestre de 2017.
Apesar de ser o primeiro ano em que o festival foi colocado em prática, um legado de aprendizagem de avaliações foi deixado para o modelo pedagógico e esportivo de ensino do INJR. A intenção era que as crianças servissem de espelho para o método usado de avaliação. Segundo o Coordenador Geral do Instituto, Joel Moraes, essa ação teve um valor grande para o corpo docente.
“Nós não avaliamos nenhuma criança, pelo contrário, elas que avaliaram o programa e isso tem um valor enorme. Os professores estiveram conosco em todo o processo de avaliação, desde a concepção das métricas, elaboração de exercícios metodológicos, até a execução. Esses resultados darão suporte e mais consistência para as aulas deles e os professores se sentem, além de integrados nos processos, mais seguros por conta de dados precisos para elaborarem suas aulas”.
Outro ponto importante nesse processo foi que todos os resultados seriam avaliados de maneira a serem melhorados ou mantidos. Os dados mostraram que as disciplinas de Informática, Jogos e Robótica precisam de mais atenção, como conta Joel Moraes.
“Seus valores se situaram em 52, 47 e 33% respectivamente para todas as idades. As demais disciplinas estão acima de 70%, exceto Inglês na faixa etária de 11 a 14 anos que apresentou 56% de aproveitamento”.
As avaliações esportivas também apresentaram números consideráveis. É possível notar através dos dados que a modalidade que mais precisa ser desenvolvida nos próximos meses é a natação.
“Valores de 49% para a idade de 7 a 10 anos e 48% para os alunos de 11 a 14 foram encontrados na pesquisa. Todas as outras disciplinas se encontram dentro dos parâmetros considerados esperados, exceto um breve desvio na modalidade de vôlei, nas idades de 11 a 14 anos, que apresentaram o resultado de 68% para a expectativa de aprendizagem”, disse Moraes.
Em contrapartida, disciplinas que usam a oralidade e expressão gráfica como Leitura/Escrita, Idiomas e Artes se encontraram dentro da expectativa de aprendizagem. Artes e Dança foram as disciplinas que melhor apresentaram seus resultados (99%). Esses achados corroboram o que os próprios professores reportam diariamente com relação à facilidade para dança e expressão corporal e a dificuldade, às vezes em grande escala, para o raciocínio lógico e pensamento sistemático.
A partir dos resultados, a coordenação e corpo pedagógico vão trabalhar em cima das disciplinas que precisam melhorar dentro do planejamento de atividades do programa de ensino do INJR. Outros processos foram incorporados ao programa como a avaliação e feedback de liderança, o próprio festival e as métricas referentes ao currículo pedagógico e esportivo.
O próximo Festival do INJR está planejado para novembro de 2017 e de acordo com Joel, o modelo de avaliação continuará o mesmo. “A partir desta avaliação será possível observar com bastante precisão os resultados desta interferência no pré e pós-teste ainda esse ano. Tais observações serão pressupostos poderosos para a manutenção e ou ajuste do nosso programa metodológico em um longo prazo”, finalizou.