Começou nesta segunda-feira (01) a rematrícula das crianças integrantes do Instituto Projeto Neymar Jr. para o ano de 2016. Iniciando o seu segundo ano de atividades, o INJR agora reformula todas as turmas de alunos com mudanças de horário e classes, além de realizar a atualização de cadastros e informações gerais sobre as famílias assistidas pelo projeto.
Esperando fazer o recadastro de cerca de 2 mil crianças ao longo desta primeira semana de fevereiro, o Instituto dividiu este processo em seis etapas que darão uma visão ampla de quantas crianças permanecem no projeto, quantas saíram e quantas vagas serão abertas. Quem explica cada detalhe é a coordenadora Patrícia Silva.
“Temos que fazer essa rematrícula, porque as crianças mudam de horário na escola e consequentemente, para não atrapalhar este processo, temos que deixar tudo organizado no Instituto para que elas consigam administrar o seu dia. Além da rematrícula estamos fazendo a atualização do cadastro, porque muitas informações estão defasadas como número de telefone e endereço, que são importantes para qualquer contato que eventualmente fazemos com os pais e responsáveis”, contou.
Com senhas distribuídas nos últimos dias entre os responsáveis das crianças, de acordo com o horário de participação no Instituto, as etapas seguintes deste processo consistiram na atualização do cadastro, registro fotográfico para o sistema de ‘Ficha do Aluno’ e crachá de identificação, biometria, que consiste na entrada da criança no complexo e nas salas de aula, além da revisão de todos estes processos para que nada tenha ficado incompleto.
Mas este processo não foi importante apenas para o sistema administrativo do Instituto, pois a rematrícula garante a vaga das crianças no projeto, como avalia Valeria Ferreira, de 34 anos, que é mãe de Enzo Gabriel, de 8 anos, e Estevão Ferreira, de 12 anos, que fazem parte do INJR.
“É importante, porque todos os dados adquiridos no Instituto fazem com que eles nos encontrem para qualquer problema e que eles saibam que a gente quer que nossos filhos continuem aqui. Meus filhos se sentem parte daqui e privilegiados. E é como na escola, uma atualização faz parte desse processo, então acho bom”, disse.
Com término na próxima sexta-feira (05), a rematrícula acontece no horário de funcionamento das aulas, das 7h às 17h – com pausa das 12h às 13h. Na semana seguinte ao Carnaval, o Instituto realizará dois dias de matrículas para crianças que estavam na lista de espera e que agora irão integrar o quadro de alunos do projeto.