Instituto Projeto Neymar Jr apoia campanha contra violência sexual infantil

13/05/2014

Instituto Projeto Neymar Jr apoia campanha contra violência sexual infantil

13/05/2014

Teve início na tarde de hoje (13), uma campanha importante para alertar o mundo contra a violência sexual infantil. A Childhood Brasil, organização que atua há 15 anos no país que atua por uma infância livre de exploração sexual e abuso infantil, lançou a ação “#BrasilNaDefesaDaInfancia”. Um passo foi dado juntamente com o Instituto Projeto Neymar Jr, tendo a presença de Neymar Jr na campanha e de Daniel Alves também.

A divulgação se inicia na semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Expolração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como marco a data do dia 18 de maio (próximo domingo). Esta bandeira levantada pela Childhood e apoiada pelo IPNJR, também acontece por conta da chegada da Copa do Mundo no Brasil. A grande concentração de turistas nas cidades que receberão as partidas, tanto estrangeiros como brasileiros, e a decorrente demanda por serviços temporários pode provocar o aumento do trabalho infantil e de uma série de fatores de vulnerabilidade que propiciam o cenário para a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação “#BrasilNaDefesaDaInfancia” gerou um vídeo, gravado no mês de fevereiro, com a participação dos brasileiros Neymar Jr. e Daniel Alves alertando sobre a necessidade do Brasil “jogar na defesa” neste Mundial, pela proteção de crianças e adolescentes contra a exploração e o abuso sexual.

“É importante que todos denunciem esse tipo de violência. Esse é um papel de todos nós: proteger as crianças e os adolescentes; não só em ano de Copa, mas pelo resto de nossas vidas.”, diz Neymar Jr. sobre o engajamento no projeto, que também conta com o apoio de seu Instituto.

Daniel Alves, também da seleção brasileira, apoia a iniciativa: “Sabemos que em muitas famílias o abuso e a exploração sexual aconteceram ou acontecem. Por isso, é importante que a gente discuta esse assunto nas nossas casas, com os amigos e conhecidos. Encarar o assunto é o primeiro passo para enfrentar algo que é tão complicado e grave”.

Representando a Childhood Brasil, a diretora-executiva, Ana Maria Drummond, afirma que levar esta mensagem ao mundo será muito importante para chamar atenção para este grave problema. “Estamos empenhados em dar visibilidade ao assunto, pois acreditamos que a informação e o engajamento de todos são uma arma para enfrentar o problema. Queremos contribuir para que esse megaevento deixe um legado positivo para crianças e adolescentes brasileiros”.

(Foto: Divulgação/Childhood)

Veja abaixo algumas informações e dados sobre a exploração sexual de crianças no país:

Engajamento – O grande número de turistas não apenas nas cidades-sede dos jogos, mas em todo o território nacional, deverá ocasionar alta concentração de pessoas, excesso de comemorações, com antecipação das férias escolares, podendo criar um ambiente de vulnerabilidade para a infância.

Diante desse cenário, a cadeia de turismo torna-se uma parceira estratégica para disseminar a informação. Desde o momento em que o turista chega ao país, se hospeda e circula pelas estradas ou pelo espaço aéreo, ele pode ser impactado sobre o tema através do filme e materiais impressos criados pela organização para atuar como um agente defensor da causa.

Em ação – Segundo a pesquisa “Exploração de Crianças e Adolescentes e a Copa do Mundo: uma análise dos riscos e das intervenções de proteção”, da Brunel University London, grandes eventos esportivos intensificam os riscos de violação de direitos de crianças e adolescentes. A Childhood Brasil, em parceria com a OAK Foundation, lançou o estudo no Brasil com o objetivo de ajudar o país a evitar armadilhas e erros passados relacionados à exploração de crianças e adolescentes e influenciar os responsáveis pela organização dos grandes eventos esportivos, como Fifa e COI.

A pesquisa realizada e concluída em 2013 envolveu a revisão de aproximadamente 300 publicações, relatórios e sites, estudos de caso e consulta a mais de 70 grupos importantes de interessados, organizações sociais, organizações esportivas e governo, dentre os quais a própria Childhood Brasil, o UNICEF, FIFA e associações de futebol.

Em números – Segundo o Disque-Denúncia Nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), foram registrados mais de 120 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes em 2013.

Dos 12 Estados que receberão os jogos, 5 lideram o ranking do Disque-Denúncia, de acordo com dados de 2013:

1º São Paulo – 17.990
2º Rio de Janeiro – 15.635
3º Bahia – 10.957
4º Minas Gerais – 9.565
5º Rio Grande do Sul – 6.269

É importante ressaltar que esses números podem ser bem maiores e, portanto, não retratam a real situação, já que nem todos os casos ocorridos são denunciados.

Como proteger as crianças – Para agir como um agente de proteção da infância e denunciar casos de abuso ou violação dos direitos de crianças e adolescentes, disque 100 para o Disque-Denúncia Nacional. Para saber mais, acesse www.childhood.org.br.

Sobre a Childhood Brasil – A Childhood Brasil é uma organização brasileira e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada em 1999 pela rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e “garantir que as crianças sejam crianças”. Há 15 anos a Childhood Brasil luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual e, atualmente, executa seis programas próprios e três projetos especiais. A organização já apoiou 127 projetos por meio de 68 organizações, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores. A organização apoia projetos, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando-os sobre como agir em relação ao problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas. Com sede em São Paulo, a Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). www.childhood.org.br

Clique aqui e confira o vídeo da campanha

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024