Instituto Projeto Neymar Jr. realiza cerimônia de abertura dos seus Jogos Olímpicos

05/08/2016

Instituto Projeto Neymar Jr. realiza cerimônia de abertura dos seus Jogos Olímpicos

05/08/2016

Assim como acontecerá daqui algumas horas na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Projeto Neymar Jr. também entrou no clima olímpico e realizou nesta sexta-feira (5) sua própria cerimônia de abertura, a dos Jogos Olímpicos do INJR 2016. A cerimônia contou com a presença da presidente Nadine Gonçalves, do diretor financeiro Altamiro Bezerra e dos coordenadores e corpo docente da instituição. De acordo com Fábio Galan, supervisor de atividades esportivas, os Jogos Olímpicos do INJR foram criados para estimular as crianças nesse espírito e clima olímpico. “Aqui a gente tem algumas atividades que fazem parte do quadro da Olímpiada, que é o Futebol, Natação, Judô, Basquete e o Voleibol. O clima contagiou as crianças. Hoje foi a abertura e a partir da semana que vem, juntamente com os Jogos Olímpicos Rio 2016, vai estar acontecendo as Olímpiadas do Instituto Projeto Neymar Jr.”, explicou.

inst

Durante todo o mês de agosto, e uma parte de setembro, as crianças vão competir no modelo cooperativo. Ou seja, todos os alunos ganham, todos serão vencedores pelo fato de estarem participando e cumprindo as regras e normas das modalidades e, o mais importante, seguindo os valores que regem o Instituto. Altamiro Bezerra, diretor financeiro do INJR, frisou que hoje também é um dia muito especial para o público brasileiro, por estarmos iniciando oficialmente a primeira Olimpíada na América do Sul e a primeira Olimpíada no Brasil. “Temos o nosso patrono como um atleta olímpico, ele que é a grande inspiração aqui do instituto Projeto Neymar Jr., então, nada melhor que termos essa aula sobre os jogos olímpicos. Estamos aproveitando o dia para iniciarmos juntos com toda a pátria a realização desses jogos olímpicos e para celebrarmos a questão de termos o nosso patrono participando”, disse, explicando também que a simbologia dos jogos tem muita sinergia com o que é ensinado no INJR.

inst2

A primeira cerimônia de abertura aconteceu às 08h. Até o final do dia foram realizadas quatro cerimônias para que as crianças de todos os períodos tivessem a oportunidade de participar. Os alunos foram concentrados no pátio externo do Instituto e cada turma representava uma delegação. Ao todo foram representados 78 países dos 5 continentes. Vitória Aparecida de Oliveira, de 11 anos, foi uma das alunas que confeccionaram as bandeiras em parceria com os professores. “Foi muito legal por causa das cores e formas”, disse a aluna da turma D1 que completou: “A bandeira que me chamou mais a atenção foi a de Portugal, por causa das cores e dos símbolos”. João Victor dos Santos Theodoro, juntamente com a sua turma, a C10, entrou representando a Itália. Ele também ajudou a pintar a bandeira do país europeu e falou que o que mais aprendeu com a preparação desses jogos olímpicos foi a respeitar e ter perseverança.

inst3

Em seguida, o Hino Nacional foi executado enquanto as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, da cidade de Praia Grande e do INJR eram hasteadas. Alguns alunos, representando os demais, foram selecionados para serem os oradores do Juramento do Aluno que foi feito em três idiomas: português, espanhol e inglês. Guilherme Araújo Vicente, de 11 anos, confessou que ficou nervoso na hora, mas que depois ficou tranquilo. Ítalo Camargo Ferreira, de 8 anos, contou que treinou bastante o espanhol e Laura Ferreira Cabral, de 11 anos, comentou que deu o seu melhor e aproveitou para agradecer os professores que a apoiaram muito no estudo do texto do juramento em inglês.

inst4

Um momento muito especial da cerimônia foi a participação do Gabriel Estevam Domingos. Jovem embaixador ambiental da ONU e um dos condutores oficiais do revezamento da tocha olímpica na cidade de Praia Grande, ele ganhou notoriedade na região por criar produtos sustentáveis com a reutilização de resíduos. Convidado pelo INJR, Gabriel pôde mostrar a tocha oficial da Rio 2016 para as crianças. “Eu já acompanho o trabalho do INJR, que é um trabalho fantástico, e como sou muito ligado a parte sócio ambiental e faço muitas ações de revitalização, surgiu essa oportunidade e com a maior honra e gratidão aceitei o convite. Estamos aí para contribuir para fomentar e mostrar de perto o símbolo oficial olímpico, que é a tocha. ”, contou. Atletas de judô da Praia Grande, Jhennifer Ferreira Ernandes e Daniel Saldanha de Oliveira Silva, e o atleta do taekwondo, Arthur Oberg Borralho, também fizeram demonstrações para a criançada.

inst5

O encerramento ficou por conta de uma apresentação de dança coreografada pelas professoras do INJR com a canção “Alma e Coração”, música tema das Olimpíadas Rio 2016, interpretada por Thiaguinho e Projota. Os alunos não esconderam a alegria em participar de toda a atividade. Segundo Joel Moraes, coordenador geral, a criação dos Jogos Olímpicos do INJR terá uma importância muita ampla para as crianças. “Ela tenta a todo momento se auto superar, ter noção de vitória, de derrota, trabalho em equipe, perseverança, disciplina, e o esporte mostra como ninguém que é uma ferramenta poderosa. Esses valores essenciais, também são valores que norteiam os princípios do Instituto e são um legado que que perpetuará na vida dessas crianças e das pessoas que estão ao redor dela”, finaliza.

inst6

O INJR agradece muito as empresas Vult Cosmética, Rizzieri Eventos e Odontobase que foram essenciais para a concretização deste projeto.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024