Irmãos de Barcelona realizam intercâmbio no Instituto Neymar Jr.

09/08/2016

Irmãos de Barcelona realizam intercâmbio no Instituto Neymar Jr.

09/08/2016

Uma causa em comum trouxe dois irmãos que moram em Barcelona para realizar um intercâmbio no Brasil e realizar um trabalho voluntário no Instituto Projeto Neymar Jr. Mario Pérez, de 20 anos, e Juan Pérez, de 18 anos, vieram buscar conhecimento no projeto social sem fins lucrativos, localizado no Jardim Glória, na Praia Grande, para aplicarem em um Instituto que ajudam na cidade catalã.

Os irmãos viveram durante o mês de julho a rotina do INJR e conviveram com todas as crianças atendidas, além de terem passado por experiências de aprendizado em todos os departamentos do Instituto Neymar Jr. Admiradores da cultura e do idioma do Brasil, Juan e Mario contam que sempre gostaram de trabalhar com crianças, além de poderem ajudar o país socialmente.

P1170877
Mario e Juan, respectivamente, durante período em que realizaram intercâmbio no INJR

“Quando conheci o trabalho do Instituto vimos que era uma oportunidade muito importante para conhecermos de verdade, no Brasil, uma organização muito grande para saber o que temos que melhorar e quais coisas estamos fazendo bem na instituição que participamos, a Stages. Nós dois gostamos muito de trabalhar com crianças e é uma ajuda social para pessoas que precisam muito. Então procuramos as pessoas certas para vir aqui”, contou.

O trabalho social realizado pela dupla acontece dentro da Universidade de Navarra, em que Mario cursa Ciências Econômicas e Empresariais. O projeto Stages tem cerca de 200 voluntários e atende pessoas carentes na distribuição de alimentos duas vezes por semana (cerca de 40 pessoas por semana), em cidades menores ao redor de Barcelona, além de ajudarem nos cuidados com idosos e crianças vulneráveis socialmente, principalmente com problemas dentro de casa.

“O trabalho que fazemos com as crianças é no reforço escolar. Mesmo quando acaba elas ficam para participar de brincadeiras para não terem que voltar para os problemas em casa”, disse Mario.

P1170853
Mario ajuda aluno durante aula de robótica

Além de terem feito o intercâmbio na Praia Grande, Juan e Mario já viajaram por vários países em busca de conhecimento e pela experiência que adquiriram nunca viram algo grandioso e completo como o Instituto Projeto Neymar Jr. como conta Mario.

“Eu nunca tinha visto uma instituição tão grande. Quando fomos para Colômbia no ano passado, ficamos em Santa Marta, as instituições eram muito pequenas. Eram locais com três ou cinco funcionários e um lugar como esse (INJR) eu nunca vi. Fomos para outros países e aqui não é somente educação, tem esporte, saúde, ajuda social e tudo”.

Depois de passarem por todos os setores do INJR, desde o administrativo, ao departamento de comunicação, até chegarem às aulas educacionais e esportivas, Juan avalia a experiência vivida com três observações: muito trabalho, boa energia e bons profissionais. Ele ainda acrescenta que quando chegaram se impressionaram com o profissionalismo da equipe INJR e o tamanho do complexo. “É muito mais do que esperávamos e até pensávamos que íamos ajudar”.

P1170873
Juan, em primeiro plano, durante aula de informática orienta aluno

 

Juan também complementa suas observações após participarem de todas as aulas educacionais como informática, robótica e espanhol. “Nossa experiência neste departamento foi muito boa. Todos os dias nós participamos de aulas diferentes com todos os professores para poder conhecer suas dinâmicas e métodos de ensino nas aulas. Gostamos muito de nos envolver nas aulas para poder viver em primeira mão a experiência do aluno”, contou.

E por falar em alunos, os irmãos ressaltam que o melhor desta experiência foi o contato que tiveram com as crianças assistidas pelo projeto. Eles contam que perceberam a felicidade delas nas aulas e que depois de visitarem a comunidade no entorno do INJR, no Jardim Glória, puderam perceber a motivação das crianças com o Instituto.

P1170857

O trabalho feito com as crianças nas atividades esportivas também foi motivo de avaliação por parte de Mario. Ele conta que os ensinamentos passados pelos professores são de grande importância e lhes trouxeram grandes ensinamentos sobre os valores aplicados. Segundo ele, a admiração das crianças por Neymar é um grande aliado para o desenvolvimento dos objetivos do INJR.

“O departamento é muito bom para os alunos porque eles podem se desenvolver física e mentalmente. As brincadeiras tem significado e procuram educar as crianças nos valores do instituto. A maioria das crianças do Instituto gosta muito de futebol. Logicamente elas adoram Neymar Jr. e querem ser como ele. Os professores aproveitam o exemplo dele para explicar os valores e a importância deles na vida de cada uma das crianças”, disse.

Essa importância é de grande apreciação por parte de Juan que classifica o INJR como um verdadeiro milagre na vida das famílias atendidas. “O Instituto é um milagre para a sociedade daqui. As crianças vivem numa vulnerabilidade total. Ainda que eles tenham muitos problemas são muito acolhedores”, finaliza.

P1170922
Mario e Juan receberam o carinho da turma do INJR antes de voltarem para Barcelona

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024