Refeitório do Instituto Neymar Jr. produz cerca de 50Kg de alimentos por dia para almoço de colaboradores

22/06/2016

Refeitório do Instituto Neymar Jr. produz cerca de 50Kg de alimentos por dia para almoço de colaboradores

22/06/2016

Para uma boa alimentação não basta ter alimentos de qualidade, mas depositar todo amor e dedicação na hora de preparar as refeições é o principal motivo para a equipe do refeitório do Instituto Neymar Jr. Este não é apenas o serviço dessas pessoas, mas sim o momento de dar em troca tudo o que conquistaram em suas vidas e de suas famílias desde o começo do projeto.

P1300661
Equipe da cozinha do Instituto Neymar Jr. durante o almoço dos colaboradores

Composta por seis pessoas, o setor é um dos que mais comporta mães que possuem filhos matriculados no INJR, então o carinho colocado no preparo dos quitutes é em dobro. O público alvo desta equipe são os cerca de 150 colaboradores do Instituto que aqui almoçam de segunda a sexta-feira. As crianças não realizam a principal refeição do dia no INJR, por ficarem apenas 2 horas em atividade, cada uma.

A equipe comandada pela nutricionista Amanda Leal, de 23 anos, cozinha por dia cerca de 50 Kg de alimentos. O preparo começa às 6h e só termina às 10h quando a turma de professores das atividades educacionais chega para almoçar às 11h. Quando o sinal do relógio bate 12h é a vez da equipe de professores do esporte e todos os outros colaboradores dos setores diversos que do Instituto.

P1300533
Danilo em registro fotográfico durante o preparo da salada do almoço

Segundo Leal, além de tomar todo o cuidado na escolha dos alimentos certos para cada mês, ela também é responsável pelas boas práticas de manipulação e higiene no momento de preparar os quitutes.

“Escolho cada alimento do cardápio conforme a combinação entre eles e a necessidade de indivíduos saudáveis. A refeição do almoço é composta pelo prato base, prato principal, guarnição, quatro tipos de saladas, bebida e sobremesa”, conta ela que compões os pratos com proteínas, carboidratos e lipídios, além de vitaminas.

P1300645
Cerca de 50 Kg de alimentos por dia são preparados para o almoço dos funcionários

Passadas as instruções é hora de colocar a mão na massa definitivamente. As cozinheiras Priscila Ramos Barreto, de 32 anos, e Lúcia Helena Santana, de 46 anos, sabem o valor que precisam dar para o emprego conquistado no Instituto. Então todo cuidado é pouco no preparo dos alimentos, como conta Barreto.

“O que eu mais gosto de fazer é cozinhar. Eu amo. No meu ponto de vista não tenho dificuldade de cozinhar para 150 pessoas. Aqui o que os funcionários mais gostam é bife à parmegiana, lasanha, almôndega ao sugo, arroz integral e salada de fruta”, conta ela que tem um filho estudando no Instituto.

P1300523
Priscila é uma das cozinheiras responsáveis pelo preparo dos alimentos

Além de Priscila e Lúcia Helena, a equipe também conta com toda a retaguarda de mais três colaboradores. Adriane Oliveira e Leuton Danilo que são auxiliares de cozinha e Fabiana Ezidio, que é auxiliar de limpeza de cozinha. Eles são responsáveis por deixar tudo limpo, organizado e preparado para o horário da refeição e após o almoço.

Para Fabiana Ezidio, que também tem filhos matriculados no Instituto, o trabalho compensa tudo pela união da equipe do refeitório. Sempre dispostos a uma boa conversa com quem quer que apareça, eles sabem como deixar o trabalho mais divertido, como conta Fabi.

“O que eu mais gosto no meu trabalho é a união da nossa equipe da cozinha. Na nossa hora do almoço a gente costuma dar muita risada, porque para sair da rotina sempre aproveitamos para conversar”.

P1300488
Fabiana é responsável por deixar o refeitório limpo e organizado

Além do sentimento de alegria, o de gratidão também está entre essas mulheres e Leuton Danilo. A oportunidade de emprego é valorizada por eles, mas como conta Dona Helena, o orgulho de dizer que é cozinheira do Instituto Neymar Jr. nem cabe no peito.

Ela que nunca teve registro em carteira de trabalho e exercia a função de cozinheira nos quiosques da Praia do Canto do Forte, em Praia Grande, agora respira tranquila. “Minha vida mudou, porque eu nunca fui registrada e aqui tive essa oportunidade. Eu não aguentava mais trabalhar noite e dia no quiosque e esse emprego no Instituto caiu do céu. Minhas filhas estudam aqui e sentem orgulho de mim. Elas amam vir para cá”, encerra.

P1300499
Dona Helena, cozinheira do INJR, comemora primeiro emprego registrado em carteira de trabalho

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024