Um dos moradores mais antigos do Jardim Glória, seu Zelito conta sobre a história do bairro

24/10/2014

Um dos moradores mais antigos do Jardim Glória, seu Zelito conta sobre a história do bairro

24/10/2014

Uma sombra de árvore localizada na Rua B do Jardim Glória foi o cenário perfeito para um bate-papo com Seu Zelito. Um dos mais antigos moradores do bairro de Praia Grande, José Francisco dos Santos Silva, de 68 anos, contou um pouco sobre a história do lugar, sua vida, e claro, sobre o que espera do Instituto Projeto Neymar Jr, que está sendo construído a poucos metros de sua casa.

Casado com Dona Terezinha, Seu Zelito leva uma vida tranquila no bairro em que conhece grande parte dos moradores. Aposentado, o senhor gosta de uma boa conversa e gentilmente acolheu toda a reportagem distribuindo cadeiras em frente a sua casa. Com boas lembranças para contar de sua trajetória de vida, o morador falou sobre como o lugar era há anos e expôs sua opinião sobre o IPNJr.

Foi no ano de 1976 que o morador mudou-se com sua família para o Jardim Glória. Nascido em Itabuna, na Bahia, ele trabalhou muito tempo na cidade de Cubatão e escolheu Praia Grande para fixar residência. Naquela época, o lugar possuía menos infraestrutura do que tem hoje e a maioria dos moradores do local trabalhavam na reciclagem do lixão, que hoje está desativado e funciona como área de transbordo.

1

“Era difícil (viver no local), teve gente que foi embora na mesma semana que chegou aqui. Era tudo mato. Todos trabalhavam na reciclagem. Aos poucos as coisas foram mudando, o desenvolvimento surgiu na região. Hoje me sinto muito bem em morar aqui”, conta.

Lembrando-se de sua terra natal, a Bahia, Seu Zelito contou que o hábito dos garotos jogarem bola na rua é comum, assim como acontece no Jardim Glória. Dos oito aos doze anos, Neymar Jr morou na mesma rua em que o aposentado reside entre seus oito e doze anos de idade. O morador do bairro tem recordações dessa época em que o atacante da Seleção Brasileira e do FC Barcelona mostrava seu talento no asfalto. “Sou de uma região na Bahia em que todos os garotos jogavam bola nas ruas e aqui no Jardim Gloria é assim também. O Neymar jogava aqui com os outros garotos”, disse.

Agora, com sucesso em sua carreira, NJr fez questão de construir seu projeto no mesmo lugar em que morou durante parte de sua infância. Seu Zelito é só elogios para o atacante e sua família. “Acho muito importante o Neymar construir seu Instituto aqui. Sinto que falta uma oportunidade para as crianças daqui. A família do Neymar é muito importante para ele, ajudou a desenvolver todo o seu potencial e também está de parabéns”, falou.

2

(Jean e Seu Zelito/Fotos: Helena Passarelli)

Ainda sobre o Instituto, o residente do Jardim Glória contou que os moradores do bairro necessitam de oportunidades, e o projeto de NJr e sua família é de grande ajuda. “O interesse das pessoas irá mudar de uma maneira muito grande. Essas pessoas aqui precisam de oportunidades não só no esporte, mas na cultura também”.

E é seguindo o pensamento de seu avô, que Jean, de 14 anos, aguarda ansioso para começar a praticar futebol e estudar inglês no IPNJr. Na parte final da entrevista com Seu Zelito, o garoto que retornava da escola pegou uma cadeira participou do bate-papo.

Questionado sobre sua expectativa para o início das aulas no Instituto, o jovem não deixou de expressar sua alegria. “Acho muito bom ter essa oportunidade, sei que é muito difícil ser um jogador de futebol, mas o inglês que aprenderei no instituto também poderá ajudar na busca de um emprego em alguma outra área. Estou bastante ansioso para começar minhas atividades no projeto. Fico sempre imaginando como será”, resumiu o tímido garoto.

Ao lado de seu neto, Seu Zelito finalizou a reportagem com uma mensagem para todos que de alguma forma serão beneficiados com o Instituto Projeto Neymar Jr. “Quero que todos os participantes do Instituto aproveitem muito a oportunidade que terão. Muitos queriam e não tiveram. Quem é de origem humilde precisa agarrar essa chance. Não só meu neto como todos podem ter um futuro muito melhor”, encerrou.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024